ELABORAÇÃO DO MAPA DO RISCO OPERACIONAL

A OFERTA

Olhando para os componentes Pessoas, Processos, TI, Infraestrutura e Ameaças Externas, a Enigma identifica os riscos por cada área da empresa, escopo do projeto. É criada uma taxonomia própria dos riscos para cada empresa pela identificação de vulnerabilidades, ameaças e controles existentes.

MENSURAÇÃO E PLANO DE TRATAMENTO (ABORDAGEM PREVENTIVA)

A OFERTA

Com o Mapa do Risco elaborado é possível medir cada um dos riscos. A medição dos riscos é realizada por uma abordagem qualitativa. A abordagem quantitativa pode ser utilizada, caso os dados necessários estejam disponíveis e a empresa necessita da medição por essa abordagem.

Com o risco medido, é possível avaliá-lo e propor um Plano de Tratamento que mitigue os riscos selecionados que mereçam uma resposta para redução. O Plano é elaborado com as recomendações de controle e as estimativas de prazo e custo da implantação do Plano.

ELABORAÇÃO DO BANCO DE DADOS PERDAS

A OFERTA

As perdas monetárias operacionais causadas por conta de eventos esperados e inesperados podem ser identificadas, coletadas e armazenadas para estimar o risco operacional. Comum na indústria financeira e de seguros, a criação de um Banco de Dados de Perdas permite à empresa, além de atendimento a regulamentações e compliance, melhor entender onde estão os seus riscos e com isso, propor respostas mais eficientes que permitam que o risco não volte a se manifestar, trazendo perdas financeiras e operacionais à empresa.

MODELO PARA CÁLCULO PELO VAROP (VALUE AT RISK OPERACIONAL)

A OFERTA

Com a criação e devida estruturação do Banco de Dados de Perdas é possível calcular o risco operacional por um modelo internacionalmente aceito: Value at Risk. Utilizado há algum tempo para o risco de mercado e de crédito, o VaR vem sendo recentemente adotado e utilizado por diversas empresas para cálculo do Risco Operacional. A Enigma elabora o modelo e implanta o VaRop na empresa, treinando seus funcionários para sua utilização.